Seja bem vindo ao Blog da ESCOLA INFANTIL SCALENUS!!!

A partir de agora pais, alunos e amigos da Escola Infantil Scalenus, poderão obter informações, ver fotos, acompanhar as atividades das crianças, tudo, via web, através do blog da escola. Nosso Blog tem por objetivo aproximar ainda mais pais, alunos e administração. Participe! Deixe seus comentários nos posts publicados, pois será muito importante sabermos sua opinião sobre tudo o que acontece na escola.
Torne-se um seguidor do nosso blog! Para isso é só cadastrar uma conta de e-mail no Google e receber um recadinho todas as vezes que publicarmos coisas novas. Você vai ficar super atualizado! Obrigada por fazer parte da família “Scalenus”!

O que você gostaria de ver em nosso Blog?

Clique AQUI e saiba como participar !!!

12 de agosto de 2010

Meningite Viral

Srs. Pais, fiquem atentos aos sintomas de Meningite viral
Os pais podem ficar mais tranqüilos porque esse tipo de inflamação nas meninges não é grave. Entenda a doença:

Você já recebeu um comunicado da escola avisando que tem uma criança afastada com meningite viral? Que susto! Ouvir a palavra meningite é sempre um desconforto para os pais. E no outono e inverno, com a maior incidência das doenças respiratórias, esse tipo de meningite surge mais. O quadro viral é bem diferente do bacteriano. “Na maioria das vezes as meningites virais são benignas e com boa evolução”, diz Cid Pinheiro, coordenador de equipe de pediatria do Hospital São Luiz e professor-assistente do departamento de pediatria da Faculdade de Medicina da Santa Casa.

A meningite é um processo inflamatório que atinge as meninges, aquelas membranas que recobrem o cérebro. Os sintomas, como dor de cabeça, febre e vômito, são facilmente confundidos com uma virose. “Há casos de crianças que tiveram meningite viral, mas o quadro sintomático foi tão leve que pode ter passado como uma virose”, diz Cid. Quando a meningite é bacteriana, os sin tomas são os mesmos, mas a criança não melhora com medicações porque os principais sintomas são muito intensos. Por isso, é fundamental levar a criança ao médico caso esteja apática e com essas queixas.

Para diagnosticar realmente a doença, o profissional avalia a criança com exames específicos. “Primeiro verificamos se há rigidez na nuca. Se a criança apresentar essa característica é realizado o líquor, coleta de uma amostra do líquido que circula entre as meninges”, afirma Cid. Esse procedimento é que vai confirmar se ela está com meningite e se é viral ou bacteriana. No segundo caso, é necessário internar a criança e utilizar antibióticos. De acordo com o especialista, nem todas as crianças com meningite viral precisam ficar internadas, somente aquelas que não estiverem conseguindo tomar os remédios para tratar os sintomas via oral. “Quase sempre a criança em dois dias já vai para casa”, diz.
Transmissão e prevenção


A transmissão da meningite viral é por via respiratória através de gotículas que estão no ar. “Se uma criança tossir na mão, por exemplo, e a outra tiver contato com essas gotículas, pode ocorrer o contágio”, diz Cid. O especialista enfatiza que diferentemente da meningite bacteriana, a viral não tem vacina. A profilaxia adotada com o uso de antibióticos, para evitar um quadro exuberante, também não funciona nesse caso. “Assim como um resfriado, se os pais souberem que na escola houve casos de meningite viral, é preciso aguardar e observar a criança”, afirma Cid.

Nenhum comentário: